Conversando sobre educação científica

Aqui nós, do Núcleo de Educação Científica - NECBio, da UnB, criamos um espaço para a troca de idéias sobre educação científica, divulgação da ciência e debates sobre o papel da ciência em nossas vidas. Esperamos que sirva de mapa para a rica mina da divulgação científica e para recursos voltados para ensino de ciências e biologia. Aproveite!


terça-feira, 6 de julho de 2010

Afinal... O que é Biodiversidade ?

O termo ‘biodiversidade’ foi cunhado a partir da expressão ‘diversidade biológica’, mas transcendeu o seu significado original. No começo da década de 1980, ‘diversidade biológica’ era sinônimo de riqueza de espécies; em 1982, o termo adquiriu o sentido de diversidade genética e riqueza de espécies e, por fim, em 1986, com a contração da expressão, expandiu-se para abrigar além da diversidade genética e da diversidade de espécies, a diversidade ecológica.

Os sistemas biológicos, porém, não se resumem apenas na mera presença dos organismos, seu funcionamento depende dos tipos e das combinações entre os organismos presentes. Por causa disso, muitos afirmam que a biodiversidade possui três componentes fundamentais: a composição, a estrutura e a função (Groves et al., 2002). E isso quer dizer que a biodiversidade abarcaria os processos que geram e mantêm as espécies, a variabilidade genética, a diversidade de populações e comunidades, a multiplicidade de ecossistemas e paisagens, bem como todas suas relações com o meio físico e entre si.

Outros ressaltam que para além do número de espécies, outras dimensões da biodiversidade podem ser representadas pelo número de níveis tróficos presentes, o número de guildas, a variedade de ciclos de vida e a diversidade de recursos biológicos. Enfatizam, também, que algumas espécies podem desempenhar um papel importante para a riqueza total de espécies, tais como árvores, polinizadores, simbiontes mutualistas, patógenos reguladores da população e agentes de controle biológico com efeitos sobre a biodiversidade local (Harper & Hawksworth, 1994).

Assim, parece que a biodiversidade é mais do que uma propriedade natural ou uma quantidade e alguns, como Sahotra Sakar, não acreditam que seja possível definir biodiversidade, pois os sistemas biológicos são biodiversos em muitas dimensões. Ele alega, por exemplo, que a conservação de genes, espécies e comunidades não é suficiente para manter todos os fenômenos biológicos interessantes, pois alguns resultam das interações únicas entre determinados componentes dos sistemas (Sakar, 2005).

Vale, ainda, ressaltar uma outra questão: muito da biologia é profundamente histórica. Não apenas por causa da história evolutiva da vida na Terra, mas porque os sistemas biológicos e seus componentes – organismos, populações, conjuntos de genes, espécies, comunidades, ecossistemas, paisagens – são resultados de processos históricos. Um exemplo: o ouro é ouro em qualquer lugar do nosso planeta, preserva suas características químicas e físicas, independente de sua história. Os organismos, por sua vez, e outros componentes dos sistemas biológicos, carregam consigo as marcas de sua história. As biotas adaptadas aos desertos da Austrália e da África se assemelham por causa dos ambientes similares, mas diferem significativamente por causa de seus passados distintos (Maclaurin & Sterelny, 2008).
"Texto de Nurit Bensusan, bióloga que divide seu tempo trabalhando com conservação da biodiversidade e refletindo sobre meio ambiente, ciência e tecnologia no blog "Nosso Planeta".

Referências Bibliográficas

Groves, C.D. et. al. 2002. Planning for biodiversity consercation: Putting conservation scinece into tractice. BioScience 52 (5): 400-512.

Harper, J.L. & D.L. Hawksworth. 1994. Preface. Philosophical Transactions of the Royal Society of London B 345: 5-12.

Maclaurin, J. & K. Sterelny. 2008. What is biodiversity? The University of Chicago Press, Chicago.

Sakar, S. 2005. Biodiversity and environmental philosophy. Cambridge University Press, Cambridge.

Textos para download

Introdução do Livro: Seria melhor mandar ladrilhar? Biodiversidade: como, para que e por quê. Nurit Bensusan, 2008.

Links interessantes

How many species on Earth?
Mapa da Biodiversidade
Biodiversity Heritage Library
Centro de Referência em Informação Ambiental
Encyclopedia of Life

Livros interessantes

Wilson, E.O. 1992. Diversidade da vida. Companhia das Letras, São Paulo.

Maclaurin, J. & K. Sterelny. 2008. What is biodiversity? The University of Chicago Press, Chicago.

Bensusan, N. (org) 2008. Seria melhor mandar ladrilhar?Biodiversidade: como, para que e por quê. 2a. edição (revisada e ampliada). Editora Universidade de Brasília, Brasília; Instituto Internacional de Educação do Brasil – IEB, Brasília e Editora Peirópolis, São Paulo.

Nenhum comentário: