Conversando sobre educação científica

Aqui nós, do Núcleo de Educação Científica - NECBio, da UnB, criamos um espaço para a troca de idéias sobre educação científica, divulgação da ciência e debates sobre o papel da ciência em nossas vidas. Esperamos que sirva de mapa para a rica mina da divulgação científica e para recursos voltados para ensino de ciências e biologia. Aproveite!


terça-feira, 6 de julho de 2010

Como conservar a biodiversidade ?

Atualmente, em grande parte do mundo, o principal instrumento para a conservação da biodiversidade é o estabelecimento de áreas protegidas. A necessidade de se proteger determinados espaços da sanha destruidora da nossa espécie já mostra, por si só, o tamanho desse desafio. Em uma sociedade mais saudável, talvez fosse possível disciplinar e gerir o uso dos recursos naturais de forma mais ampla e, quiçá, mais democrática, sem que houvesse necessidade de reservar espaços especialmente para a proteção da natureza.
Essas áreas existem em aproximadamente oitenta por cento dos países do mundo e cobrem cerca de 11,5% da superfície terrestre do planeta. Algumas dessas áreas protegidas foram criadas, ainda no século XIX, com o intuito de preservar paisagens especialmente belas paras as futuras gerações. Durante o século XX, esse instrumento se popularizou e as altas taxas de extinção de espécies conduziram à criação da vasta maioria das áreas protegidas, como uma tentativa de resposta à crise das extinções.
Apesar das áreas protegidas serem parte obrigatória de qualquer estratégia de conservação da biodiversidade, elas não suficientes para manter a integridade dos processos ecológicos e evolutivos que geram e mantêm a biodiversidade. Essa estratégia deve ser acompanhada de várias outras medidas relativas aos espaços não protegidos, para garantir a manutenção da biodiversidade dentro e fora das áreas protegidas. Por maior que essas sejam e por mais interconectadas que estejam, processos geradores e mantenedores da biodiversidade acontecem em escalas que transcendem os limites dos espaços protegidos.
Vale, ainda, ressaltar que o modelo de conservação baseado em áreas protegidas pressupõe uma visão adaptacionista no meio ambiente. Em tempos de mudanças climáticas, esse modelo certamente enfrentará grandes problemas, pois entre as transformações previstas estão alterações na distribuição das espécies e em suas interrelações.
"Texto de Nurit Bensusan, bióloga que divide seu tempo trabalhando com conservação da biodiversidade e refletindo sobre meio ambiente, ciência e tecnologia no blog "Nosso Planeta".
Textos para download
Biodiversidade, texto de Nurit Bensusan do livro: Meio ambiente Brasil. Avanços e obstáculos pós-Rio-92. A. Camargo, J.P.R. Capobianco e J.A.P. Oliveira (orgs). 2002. Protected areas and biodiversity (documento da Convenção sobre Diversidade Biológica) World Heritage and Protected Areas (balanço quantitativo das áreas protegidas do mundo produzido pela União Internacional para a Conservação da Natureza – UICN)

Links interessantes

Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB)
Ministério do Meio Ambiente
Caracterização Socioambiental das Unidades de Conservação da Amazônia Brasileira
UNEP-IUCN World Database on Protected Areas (WDPA)

Livros interessantes

Primack, R.B. E Efraim Rodrigues. 2001. Biologia da Conservação. E. Rodrigues, Londrina.

Sutherland, W.J. (ed.) 1998. Conservation science and action. Blackwell Science Ltd., Oxford.

Wilson, E.O. (ed.) 1997. Biodiversidade. Tradução de M. Santos e R. Silveira. Editora Nova Fronteira, Rio de Janeiro.

Valladares-Padua, C. E R. Bodmer (org). 1997. Manejo e conservação da vida silvestre no Brasil. MCT – CNPq, Brasília e Sociedade Mamirauá, Belém.

Bennett, A.F. 1999. Linkages in the lanscape: The role of corridors and conectivity in wildlife conservation. IUCN, Gland, Suiça e Cambridge, Inglaterra.

Bensusan, N. 2006. Conservação da biodiversidade em áreas protegidas. Editora Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro.

Anderson, A.B. e C. N. Jenkins. 2005. Applying nature's design: Corridors as a strategy for biodiversity conservation. Columbia University Press, Nova York.

Nenhum comentário: