Conversando sobre educação científica

Aqui nós, do Núcleo de Educação Científica - NECBio, da UnB, criamos um espaço para a troca de idéias sobre educação científica, divulgação da ciência e debates sobre o papel da ciência em nossas vidas. Esperamos que sirva de mapa para a rica mina da divulgação científica e para recursos voltados para ensino de ciências e biologia. Aproveite!


terça-feira, 6 de julho de 2010

Possíveis concepções sobre a biodiversidade: adaptacionismo e construtivismo

O construtivismo ambiental defende que o ambiente é modificado continuamente pelos organismos e vice-versa, de forma que não há organismos separados do ambiente e tampouco ambiente a parte dos organismos. Essa é a ideia básica da construção de nichos, ou seja, os organismos interagem com seu ambiente, retiram dele energia e recursos, fazem escolhas de seus micro e macro habitats, constroem artefatos, emitem detritos e morrem em seus ambientes. Assim procedendo, os organismos modificam, pelo menos em parte, as pressões dos processos de seleção natural às quais eles mesmos e os outros organismos estão submetidos no ambiente local (Olding-Smee et. al., 2003).
Apesar dos esforços de alguns biólogos, como Richard Lewontin, de reforçar essa perspectivas, a construção de nichos tem sido um assunto negligenciado, e mesmo rejeitado, no estudo da evolução e no discurso e nas práticas da biologia da conservação. Percebida muitas vezes como uma manifestação próxima de uma causa última – a seleção natural – a construção de nichos é caracterizada como não tendo importância evolutiva independente. Esse cenário remonta à distinção que Mayr fazia entre causas próximas e últimas. Segundo Mayr (1998), a biologia pode ser dividida entre o estudo das causas próximas, o que seria objeto das ciências fisiológicas, e o estudo das causas últimas, ou seja, evolutivas. Para Mayr, os processos ligados ao desenvolvimento não devem ser encarados como causas independentes de eventos evolutivos, pois suas características são totalmente explicadas pela seleção natural.
Ou como Laland (2004) aponta, citando a idéia de fenótipo estendido de Dawkins, os efeitos da construção de nichos seriam meros fenótipos estendidos e esses possuem o mesmo papel na evolução que os fenótipos normais. A construção de nichos seria um produto dos genes selecionados naturalmente, mas não parte do processo. Recentemente, no campo da evolução, o processo de construção de nichos vem sendo revisitado e sua importância vem crescendo.
No que tange, porém, à conservação, a construção de nichos continua tão neglicenciada como sempre foi. O modelo de conservação da biodiversidade, adotado na maior parte do mundo, inclusive no Brasil, é fortemente adaptacionista. Ou seja, pressupõe um ambiente majoritariamente já formado ao qual os organismos se adaptam. Tal concepção influencia, evidentemente, as estratégias de conservação. Um exemplo disso é a insistência em modelos focados em espécies ou centrados em áreas protegidas.
Essa maneira de ver o ambiente, apenas como um cenário, onde os organismos atuam, será, certamente colocada em xeque pelas grandes mudanças que se avizinham, como por exemplo as mudanças climáticas e a transformação das informações genéticas em informações digitais que transitam fora dos organismos biológicos.
"Texto de Nurit Bensusan, bióloga que divide seu tempo trabalhando com conservação da biodiversidade e refletindo sobre meio ambiente, ciência e tecnologia no blog "Nosso Planeta".
Bibliografia

Laland, K.N. 2004. Extending the extended phenotype. Biology and Philosophy 19: 313-325.

Mayr, E. 1998. O desenvolvimento do pensamento biológico. Tradução: I. Martinazzo. Editora Universidade de Brasília, Brasília.

Odling-Smee, F.J; K.N. Laland & M.W. Feldman. 2003. Niche construction: The neglected process in evolution. Monographs in Population Biology, 37. Princeton University Press, New Jersey.

Textos para download

Laland, K.N. & K. Sterelny. 2006. Perspective: Seven reasons (not) to neglect niche construction. Evolution 60 (9): 135-146.

Laland, K.N. 2004. Extending the extended phenotype. Biology and Philosophy 19: 313-325.

Day R.L., Laland, K.N. & Odling-Smee, F.J. 2003. Rethinking Adaptation: The Niche-Construction Perspective. Perspectives in Biology and Medicine. 46(1): 80-95

Links interessantes

Niche Construction (site do livro de Odling-Smee et. al., 2003)
Niche Construction - A Bibliography and Related Links

Livros interessantes

Lewontin, R. 2002. A tripla hélice: gene, organismo e ambiente. Tradução: J.Viegas Filho. Companhia das Letras, São Paulo.

Lewontin, R & R. Levins, 2007. Biology under the influence: Dialectical essays on ecology, agriculture, and health. Monthly Review Press, Nova York.

Odling-Smee, F.J; K.N. Laland & M.W. Feldman. 2003. Niche construction: The neglected process in evolution. Monographs in Population Biology, 37. Princeton University Press, New Jersey.

Chase, J.M. E M.A. Leibold. 2003. Ecological niches: Linking classical and contemporary approaches. The Chicago University Press, Chicago.

Nenhum comentário: