Conversando sobre educação científica

Aqui nós, do Núcleo de Educação Científica - NECBio, da UnB, criamos um espaço para a troca de idéias sobre educação científica, divulgação da ciência e debates sobre o papel da ciência em nossas vidas. Esperamos que sirva de mapa para a rica mina da divulgação científica e para recursos voltados para ensino de ciências e biologia. Aproveite!


terça-feira, 12 de abril de 2011

A Química Através da Câmera

Este ano foi escolhido pela Organização das Nações Unidas como Ano Internacional da Química por um motivo especial: há exatos cem anos, a cientista polonesa Marie Sklodowska Curie recebeu o prêmio Nobel como reconhecimento por seu importante trabalho: a descoberta dos elementos químicos Rádio e Polônio. Este foi o segundo Nobel recebido por Marie, que, em 1903, foi a primeira mulher a receber tal prêmio, dividindo a láurea com Antoine Henri Becquerel e Pierre Curie, seu marido.


Mas as implicações das descobertas de Marie Curie – e de outros químicos importantes – não ficam presas no passado. Ao contrário, a química está presente em nosso dia a dia e, por isso, sempre é tempo de celebrá-la. Está lançado, então, um desafio para mentes jovens e criativas: revelar a química do cotidiano em imagens.

Para isso, o concurso "A química através da câmera" estará dividido em duas modalidades:
- “A química num instante”: Cada participante poderá inscrever até três fotos que retratem substâncias, elementos e fenômenos químicos presentes em seu cotidiano.
- “A química em movimento”: Cada participante poderá inscrever um vídeo, em formato digital, com até 1 minuto de duração.

Além disso, os participantes serão divididos em duas categorias, a primeira para meninos e meninas de 14 a 17 anos e a segunda, para jovens de 18 a 25 anos.
A promoção faz parte das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que ocorre de 17 a 23 de outubro. Os trabalhos podem ser enviados até 1º de agosto.

Para mais informações entre no site http://www.museudavida.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTemplate=mvida&infoid=1560&sid=22

Nenhum comentário: